Os lojistas de hoje enfrentam um problema que pouco mais de uma década atrás não existia: a concorrência online.
Seus concorrentes deixaram de ser somente aquelas lojas que ficam na mesma cidade em que a sua, e passam a estar no mundo todo, inclusive em alguns lugares cujas práticas econômicas permitem preços que são impossíveis de se praticar aqui no Brasil.
Acreditamos no poder da internet, reconhecemos o quanto ela impactou positivamente em nossas vidas, mas uma coisa nem o melhor site do mundo pode tirar de uma loja física: a experiência de compra pode ser muito mais impactante para seus clientes.
E como fazer com que essa experiência seja inesquecível?
Muita gente acredita que apostar apenas em uma bela vitrine, ter bons produtos e ter vendedores educados e prestativos seja o suficiente.
Apesar de tudo isso ser muito importante, quase toda loja tem essa mesma preocupação.
E algo que o cliente encontra em toda loja não será o que irá cativá-lo a voltar sempre até a sua!
Para saber o que cativa seus clientes, você primeiro deve conhecê-los mais à fundo, e as tecnologias atuais vêm facilitando muito esse trabalho.
Além daquele tradicional bate-papo com seus clientes enquanto eles estão dentro de sua loja, você também pode adicioná-los nas redes sociais.
Avaliar o que seus clientes “curtem” e seguem no Instagram e Facebook e os comentários que fazem em relação a determinadas marcas pode falar muito sobre o que gostam em relação a tendências, marcas e modelos.
Fazer pequenas promoções para aqueles que estejam dispostos a responder um questionário sobre o atendimento em sua loja também pode ajudar você a descobrir como seus clientes estão se sentindo atualmente em sua loja, e também proporcionar mudanças que melhorem os pontos negativos sem afetar aos pontos positivos.
O trabalho da loja não acaba quando a venda é concluída. Peppers & Rogers, dois estudiosos de vendas mundialmente famosos, fizeram uma pesquisa e chegaram à conclusão de que, em média, realizar uma nova venda para alguém que já é seu cliente é 60% mais barato do que fechar uma venda para quem ainda não é seu cliente.
Esses 60% com certeza se refletem na lucratividade da sua loja! Por isso, apostar no pós-venda é de extrema importância.
Cumpra com todos os prazos que estabeleceu com o cliente, entregue tudo aquilo que prometeu a ele, e, principalmente, mantenha um ótimo relacionamento pós-venda com ele!
Anote seus dados em uma planilha de Excel ou em um sistema, lembre de suas datas especiais (aniversário, por exemplo), cadastre seu e-mail em uma newsletter semanal com as principais novidades da loja, busque manter atualizadas as páginas em redes sociais como Instagram e Facebook.
Muitas vezes alguém que já foi seu cliente em uma outra oportunidade verá algo de que gostou, lembrará da boa experiência que teve com seu estabelecimento, e voltará para comprar mais!
Fique de olho em nosso blog e assine nossa newsletter, em breve, mais dicas para você!