Como aumentar as vendas com uso de manequins e conceitos de visual merchandising?

3 de junho de 2019

O mercado de varejo já entendeu que o consumidor está massivamente no digital, que no lugar de impedir o movimento para os canais virtuais e uso de e-commerce, a estratégia é jogar junto e fazer com que a experiência no ponto de venda físico seja um complemento interessante e divertido para a marca conversar com seu público consumidor.

exposição de manequins

Isso mostra que ele tem um local para viver o lifestyle que deseja, estimula nele a capacidade em deixar fluir sua criatividade enquanto permanece dentro da loja, além de proporcionar momentos únicos que podem potencializar seu retorno toda vez que pensar em viver aquele conceito presente em sua identidade de marca.

Leitura recomendada: Como fazer com que o cliente lembre da minha loja?

criatividade para o cliente permanecer na loja

Ok. E onde exatamente o visual merchandising entra nisso? Seus aspectos fundamentais envolvem: vitrine, design da loja, distribuição de produtos e manequim.

Considerando apenas a partir do momento em que o cliente passa em frente à loja, sua jornada passa pelos estágios:

• Vitrine: Atrai o consumidor para dentro da loja;

• Layout, elementos sensoriais (como música e aromas, por exemplo) e distribuição dos produtos: Estendem sua permanência no estabelecimento;

• Manequim: Estimula imaginação. Cliente se projeta no que vê. Motiva a compra.

Quanto mais a loja for “Insta Friendly” e proporcionar interação com seus produtos e serviços por meio desses aspectos, maior será o impacto direto da sua estratégia de visual merchandising sobre as vendas.

Tony Morgan conta em seu livro Visual Merchandising, Vitrines e interiores comerciais que “quando uma pessoa adquire um produto que não havia planejamento, então o visual merchandising atingiu seu objetivo”.

Sentiu a inspiração chegar e está pronto aplicar tudo isso? Bora começar pelo manequim. Afinal, ele expõe seus produtos! Seja na vitrine ou distribuídos dentro da loja.

O cuidado na hora de montar um bom manequim está em gerar um resultado muito próximo da realidade e o mais elegante possível.

Por isso, se você não possui uma matéria-prima tão estilosa quanto os maravilhosos manequins da @bonaveriitaly (não conhece a marca? Então acesse o site bonaveri.com e inspire-se), o mais indicado é focar em simplicidade.

Certifique-se de que todas as peças estão bem ajustadas e garanta que ao visualizar o look, a sensação seja de detectar um bom caimento das roupas.

Uma boa dica para conseguir esse efeito é carregar sempre o bom e velho alfinete. Sim, com pequenos truques é possível ajustar bem, uma peça de até 4 números acima do tamanho do manequim.

Além do caimento, o agrupamento também expressa mais realismo e é uma boa alternativa ao tradicional enfileiramento dos manequins. Como consideramos que eles podem ter suas limitações dependendo do que você tem à mão, pequenos movimentos que colocam eles interagindo entre si já criam o efeito cenográfico necessário.

Mais um benefício no bom uso dos manequins é o de apresentar todo conceito de uma coleção ou criar sinergia entre marcas (no caso de uma loja multimarcas) que reflete as principais tendências da temporada.

Lembre-se! Cuidar bem da limpeza e manutenção dos seus manequins, manipular as peças para que tenham um bom caimento, montá-los de maneira que pareçam integrados, e abusar nas combinações com harmonia, são dicas importantes que trarão vida aos looks e os tornarão muito mais atrativos no seu ponto de venda.

Crédito das imagens by: Paul Zoetemeijer , Paulo Alessandro Bolanos Valdivia , Hareez Hussaini, Xiaolong Wong, , Viktor Talashuk, on Unsplash.

POST RELACIONADOS

Negócios / Tendências Coleção Aconchego marca o outono/inverno 2022

Coleção Aconchego marca o outono/inverno 2022

LEIA MAIS
Pó do Pano agora é Dipanno e lança Coleção Origens

Pó do Pano agora é Dipanno e lança Coleção Origens

LEIA MAIS
Tendências Nova coleção Verão Conecta: um novo conceito em comunicar moda.

Nova coleção Verão Conecta: um novo conceito em comunicar moda.

LEIA MAIS