Lojista, o mix de produtos é, simplesmente, o portfólio de mercadorias que a sua loja oferece aos consumidores.
Não importa o custo, o valor de venda ou o retorno que eles te proporcionam: tudo que você vende está incluso no mix.
Pensar no cliente é essencial, mas pensar na rotatividade de produtos da sua loja também é!
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Por isso, é importante saber que o mix em uma loja pode ser dividido em três tipos: mix de produtos, mix de moda e mix de coleção.
O mix de produto é definido pela a variedade de peças oferecidas pela loja. O mix de moda é definido de acordo com o ciclo de vida do produto.
O mix de coleção é definido pelos tipos de produtos, quantidade de peças de cada modelo, além da matéria-prima e os tamanhos oferecidos.
Pensar na logística e quantidades faz com que a rotatividade dos produtos seja proporcional à procura.
Pare um pouco e reflita: o que acontece quando você entra em um estabelecimento comercial e não encontra o produto que deseja comprar?
Se você é como a maioria das pessoas, é bem provável que, ao se deparar com uma situação dessas, sua reação seja agradecer o vendedor e partir para a próxima loja, certo?
Isso é o que acontece quando um consumidor em potencial não encontra na sua loja o item que tanto procura.
Lembre-se lojista: quanto mais limitado for o seu mix de produtos, menor será o seu alcance.
Isso porque não existe nada que seja uma unanimidade entre as pessoas, tampouco um determinado produto.
Mesmo dentro de um nicho, os gostos e necessidades variam.
Com produtos adequados, por outro lado, você conseguirá atingir mais pessoas e fará os seus clientes comprarem mais.